Bill Gates estuda tecnologia para acabar com dengue e Zika vírus
Entenda a técnica que a Fundação Bill & Melinda Gates quer usar para isso
O impacto do Zika vírus e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti está chamando atenção ao redor do globo. Tanto que A Fundação de Bill Gates e de sua esposa Melinda está em negociação com cientistas e governos da América Latina sobre uma possível forma de erradicar o Zika e a dengue: espalhar mosquitos incapazes de transmitir as doenças.
A ideia é liberar mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia pipientis, que os impediria de transmitir qualquer vírus ao picar as pessoas. Essa tecnologia já foi testada na Austrália, durante um ano. Após esse período, a transmissão de dengue ali foi interrompida completamente ali.
A nova raça de mosquitos foi criada por cientistas Universidade de Monash, que fica na Austrália e foi usada como parte de um programa para a erradicação das doenças mencionadas naquele país, bem como na Indonésia, Vietnã e no Rio de Janeiro. "A pesquisa, em fase inicial, tem rendido resultados muito promissores". No entanto, não podemos dizer com certeza que ela é eficaz", explicou Fil Randazzo, vice-diretor da Fundação Bill & Melinda Gates, em Seattle, nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário